quinta-feira, 14 de março de 2013





É PRECISO REFLETIR, DISCUTIR E BUSCAR NOVOS CAMINHOS...

A ludicidade tem que estar frequentemente nos planos de aula do professor, pois o jogo trás para o aluno aspectos social (onde vem existir a interação com os colegas, naturalmente, pois sozinho não tem como ele brincar), afetivo (mexe com as emoções, atenção, espiríto competivo, energia), cognitivo (se utiliza de habilidades como: estratégias, desenvolve a organização, espírito crítico, raciocínio...), motor (o tocar e articular o jogo, montar, desfazer, construir...), ou seja, manusear o jogo leva o aluno a ter diferentes experiências no seu desenvolvimento.
Existem alguns autores como: Piaget, Paulo Freire, Kremmer, Vygotski, dentre outros, que acreditam que a ludicidade na sala de aula vem facilitar a aprendizagem dos alunos, deixando as aulas mais prazerosas e atraentes.
 É preciso ter em mente que a palavra ludicidade, não se resume em apenas no ato de brincar, pois é  através das atividades lúdicas, que o professor  possibilita aos seus alunos que participem e construam o conhecimento através dos desafios lançados com os  jogos.
Para desenvolver e incluir atividades lúdicas no plano diário, o professor tem partir da realidade, interesses e necessidades da turma. É fundamental que o professor antecipadamente, procure jogos adequados aos conteúdos da série, conheçam os jogos e suas regras e que modele ao tempo disponível da aula. 
Incluir jogos na sala de aula precisa de planejamento, é necessário que o professor seje pesquisador, busque sempre por novidades. O jogo pode ser utilizado para despertar a curiosidade de um conteúdo que será apresentado para a turma, ou aparecer como um problema inicial, utilizando atividades posteriormente para revisar os conteúdos que os alunos tiveram dificuldades, ou apresentar o jogo no final, para encerrar observando como os alunos entenderam determinado conteúdo.
Enfim, utilizar jogos como recurso didático é interessante e muito rico para aprendizagem dos alunos, porém cabe a você educador, buscar e apresentar a seus alunos.

E VOCÊ O QUE ACHA EM INCLUIR JOGOS NA SALA DE AULA? 
PARTICIPE!!! COMENTE!!!






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário